Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

'Romance desapegado': falta de exclusividade gera onda de regravações e disputa entre artistas - Imprima FM

‘Romance desapegado’: falta de exclusividade gera onda de regravações e disputa entre artistas

“Romance desapegado”, um forró romântico sobre um casal que se ama, mas não se amarra, estourou no Brasil em agosto, teve mais de 30 milhões de visualizações em um mês no YouTube e entrou na lista de 50 virais do mundo no Spotify.

O sucesso do Conde do Forró chamou a atenção de outros artistas. Xand AviãoPriscila Senna e Wesley Safadão incluíram a música em seus CDs promocionais de setembro. E a sertaneja Lauana Prado gravou um cover para as redes sociais.

Mas uma gravação deixou a banda incomodada: o lançamento da música por Ellen Nery, uma das compositoras, e Márcia Fellipe, um mês depois do lançamento pelo Conde do Forró.

“A gente ficou chateado com a forma que foi feito. Digamos, uma das compositoras aproveitou o momento para lançar carreira solo. E ela disse ‘eu sempre tive o sonho de gravar essa música’. Mas por que não gravou antes do sucesso dela?”, disse ao G1 o dono do Conde do Forró, Gene Silvestre.

“Outra coisa que nos deixa chateados é a forma como eles divulgam essa música. O Safadão gravou. E como a Márcia é do escritório, ele diz ‘sucesso de Márcia Fellipe’, o que não é verdade.”

Isso só acontece porque o Conde ganhou o direito de gravar “Romance desapegado” de graça, pela amizade com um dos compositores, mas sem contrato de exclusividade. Quando isso ocorre, outros cantores ou gravadoras podem negociar os direitos da música diretamente com os compositores.

A música só chegou até o Conde do Forró depois de muita insistência do Rafa, que ofereceu ao Gene. Depois do sucesso, ele conta que recebeu vários pedidos de gravação. “Um sertanejo grande até pediu exclusividade, não posso revelar o nome, mas a gente preferiu deixar livre”, explica.

Assim, eles perdem sem a venda da música, mas têm possibilidade de ganhar mais com direitos autorais por reprodução. Os compositores ainda não conseguem contabilizar o valor porque o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) faz pagamentos a cada três meses.

A regravação da mesma música por vários artistas é comum. Ao G1, Márcia Fellipe diz que já passou por isso com Marília Mendonça e Maria Cecília e Rodolfo. “Eu mesma tenho músicas regravadas. ‘Infiel’, por Marília, ‘Se você quer saber’, Maria Cecília e Rodolfo. Entre outras, e assim é o mercado, né.”

Geralmente, um artista de sucesso regional grava uma música, ela bomba e aí é regravada por outro com carreira nacional. Neste caso foi uma surpresa para todos os envolvidos porque o Conde do Forró, que sempre fez sucesso no Nordeste, furou a bolha regional e alcançou o país inteiro.

Nasce um hit

“Romance desapegado” foi a primeira música composta em conjunto por quatro jovens de Fortaleza: Ruan Lima, Mari Castro, Ellen Nery e Rafa Medeiros.

Segundo Medeiros, a maioria dos compositores da cidade se conhece e costuma se reunir para escrever músicas. Os quatro não se conheciam, mas tinham amigos em comum. Em um sábado, Rafa convidou os colegas para sua casa e eles fizeram duas músicas.

“Essa foi a última música que fizemos nesse dia. Começamos do zero, não tínhamos ideia nem tema. Fomos fazendo a melodia e a letra juntos até que idealizamos a história de um casal que não é um casal. Fizemos as estrofes, mas travamos no refrão. Escrevemos dois e não gostamos até que a Ellen Nery sugeriu ‘É muito casal fingindo que se ama e muito solteiro apaixonado'”, conta Mari ao G1.

A Ellen e a Mari trabalham com música, o Ruan é engenheiro, e o Rafa trabalha como recepcionista enquanto compõe de madrugada.

Com o sucesso, a carreira do quarteto deslanchou: a Ellen lançou carreira solo, a Mari e o Ruan fizeram música para o novo DVD do Safadão, e o Rafa fez músicas de funk para Vitinho Ferrari e a produtora GR6.

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Face da Imprima

2022 © Direitos reservados - Rádio Imprima FM - Sistema Integrado de Comunicação Novo Nordeste